Benefícios do trabalho para a saúde mental


por Maria Lúcia Pinheiro (CRP/17 - 1278)

Existem poucos artigos que valorizam a importância do trabalho para a saúde mental. Isso se dá porque tendemos a associar o trabalho como algo ruim, a própria palavra ganhou uma conotação negativa. Não podemos negar o potencial do trabalho em gerar estresse. Mas existe outro lado para essa moeda!
O trabalho nos proporciona dignidade e sentido para a vida. Através dele, podemos nos sentir úteis, necessários, contribuintes para a humanidade. Essa realização pessoal melhora a qualidade da nossa autoestima e, consequentemente, a saúde como um todo. As relações sociais e a rotina estruturada a partir do trabalho também são fatores benéficos a nossa saúde.

Principais doenças ocasionadas pelo trabalho
Contudo, o ambiente de trabalho é potencialmente estressante, podendo levar os indivíduos a estados de exaustão e, até mesmo, acarretar em quadros mais graves, como depressão, ansiedade generalizada, síndrome de burnout ou do pânico.
A maior parte das horas em que passamos acordados é no trabalho, então, é essencial que este local seja propício à sua saúde mental. Um ambiente onde os colaboradores se sentem frustrados, exauridos mentalmente e têm relações ruins entre si, é um ambiente que pode ser prejudicial à saúde mental de quem o frequenta.

Principais causas:
O ritmo acelerado, a competitividade,  a sobrecarga e o trabalho remoto que vivemos na atualidade precisam ser discutidos levando em consideração a importância da saúde mental no trabalho.
A agência da ONU lembra que alguns dos principais fatores de risco para a saúde mental de trabalhadores são assédio e bullying, excesso de trabalho, jornadas inflexíveis, ameaça de desemprego, entre outros.

O que eu posso fazer?
É importante analisar como está a sua saúde mental no trabalho, refletindo sobre como está o seu nível de satisfação com a função que exerce e sobre suas relações com colegas, clientes e gestores.
Para promover e desenvolver sua saúde mental no ambiente de trabalho, é fundamental prestar atenção aos seguintes aspectos da sua rotina organizacional: comunicação, resiliência e atitudes positivas.
É preciso ser positivo e sempre se comunicar de forma assertiva. Não gaste tempo e energia com fofocas, reclamações e pensamentos negativos. Enquanto você coloca sua atenção em situações desagradáveis e que não levam a lugar algum, acaba deixando de realizar tarefas importantes e coloca seu desenvolvimento em segundo plano.

Papel da empresa:
A participação da empresa é essencial na manutenção da saúde dos funcionários e para que possam ter qualidade de vida em seu trabalho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta as empresas e gestores do mundo todo a adotarem iniciativas que promovam o bem-estar físico e psicológico de funcionários no ambiente de trabalho.  Essas intervenções devem ser parte de uma estratégia integrada de saúde e bem-estar que inclua prevenção, identificação precoce, apoio e reabilitação.

Essas medidas causam impactos positivos em todo o funcionamento e produtividade da empresa que terá colaboradores mais atuantes e com melhores resultados. Pessoas menos estressadas não só são mais produtivas, como têm menos desejo de mudar de emprego, algo que impacta positivamente na menor rotatividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia Sexual - como é?