Sexualidade e próstata: o que tem a ver?


No mês do Novembro Azul, alertando para o cuidado relacionado ao câncer de próstata, não poderíamos deixar de falar o que esse fator pode implicar na vida sexual ativa. E quer saber? Ao contrário de uma cerca de tabús, logo te digo, não há impasse entre um e outro!

A única relação da próstata com o sexo está na produção de fluido seminal, mas é válido ressaltar que nada tem a ver com a potencialidade sexual do homem. Não é pelo sêmen que se abre a descarga de prazer, tão menos se faz a ereção. 

Assim, podemos afirmar que a relação entre a próstata e sexualidade está recheada de equívocos. Do ponto de vista fisiológico, muita da sensação de orgasmo deriva da sensação de ejaculação, que é feita pelas contrações simultâneas da próstata, vesículas seminais e músculos pélvicos, que fazem com que haja emissão da ejaculação. Há assim uma associação entre o orgasmo, a ejaculação e o funcionamento correto da próstata, mas reafirmo, não é a próstata que põe ou tira a sensação de orgasmo.

Está comprovado que a próstata é a condição ‘sine qua non’ para que um homem possa ter filhos biológicos. Mas isso não quer dizer que seja essencial para se ter uma sexualidade ativa. Quer falar sobre a relação sexual com o intuito de gerar filhos? Aí é outra história...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia Sexual - como é?