O que é a Psicologia da Gestalt?

Olhe para essa imagem. O que você vê? Oito bolas pretas com traços brancos? 24 desenhos pretos? Oito bolas pretas com um cubo branco desenhado por cima? A maneira com que enxergamos um todo e suas partes diz muito sobre nós mesmos. É isso que estuda a Psicologia da Gestalt, desenvolvida por Wolfgang Kohler e Max Werteimer. 

Gestalt vem do Alemão e significa, literalmente, "forma". Essa teoria acredita que um todo é muito mais que apenas a união de pequenas partes e que unidas elas formam um terceiro elemento. O olho humano capta os elementos e o cérebro une em uma só forma os elementos semelhantes. 

Para tanto, foram formuladas seis leis que explicam esse fenômeno. A Lei da Semelhança, que diz que elementos que se assemelham em tamanho, cor e textura tendem a se agrupar; A Lei da Boa Continuidade, que fala sobre o alinhamento ser necessário para a harmonia da figura; a Clausura, que diz que as figuras tem que ter limites bem demarcados; a Proximidade, que diz que quando os elementos estão perto um do do outro tendem a ser vistos como um todo; a Pregnância, que diz respeito à composição visual, o quanto a imagem é "limpa" e sem ruídos; e, por fim, a Lei da Experiência Fechada, que é basicamente o fato de que se já conhecemos uma forma, será fácil reconhecê-la em outra circunstância. 

É por isso que enxergamos, de cara, - na maioria das vezes - um cubo cobrindo quatro bolas pretas, porque tendemos a enxergar a imagem que os elementos formam juntos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia Sexual - como é?

Perdi o desejo sexual, e agora?